terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma questão de bom senso....

Esta semana ouví na rua um comentário assim:
"...Ah, se ele não vai na missa, então ele deve estudar História, tenho certeza..."
Tenho certeza que para muitas pessoas, a Faculdade de História é sinônimo de "ateísmo" (quem não crê em Deus algum).
A relação História-Religião é mais ou menos assim: imagine que você tem um amigo(no caso, estou fazendo uma comparação com a religião) que sempre esteve ao seu lado e nunca lhe deu motivos para desconfiar dele. De repente, alguém lhe mostra que ele matou, estuprou, roubou e fez atrocidades incalculáveis. Deste momento em diante fica a seu critério decidir se: a) vai continuar andando e confiando totalmente nele. b) vai continar com sua companhia mas com um pé atrás. ou c) vai negá-lo como amigo e afastar-se dele.
Dá até a impressão de que todo mundo que faz História é ateu. Não é assim! Negar um livro ou uma religião né é ser ateu! Deixar de frequentar uma igreja não é ser ateu!
Os erros estão aí para quem quiser ver (no sentido de visão), enxergar (no sentido de aceitar) e entender o que a religião causou para a humanidade.
Outro erro ligado à História é a ligação entre Idade Média e Idade das Trevas (salve Profº Fabricio!) e na sequência o período conhecido como "Renascimento" (Salve Profª Nilva). Como se a Idade Média tivesse sido um período "parado", sem evolução. Na verdade, houve sim evolução, muitas coisas devemos a Idade Média. Mas, se não fosse a "Igreja" dominar o pedaço da época, implantando o que bem entendessem nas mentes da população, manipulando qualquer tipo de informação, inclusive com torturas (entenda Tribunal do Santo Ofício), é bem provável que a Ciência teria evoluido bastante naquela época. Duvidaram que a terra era redonda e diziam que a Terra era o centro do universo. Quando foi dito que existia a corrente sanguínea mandaram matar o pobre coitado. Proibiram as leituras (com o index prohibitorum) que "eles" achavam que poderia trazer algum mal. COBRAVAM PELAS INDULGÊNCIAS (isso mesmo: quer ser salvo do purgatório por algum pecado cometido? Pague em moedas!!!!).
Nesta ópoca os cientistas aperfeiçoaram a pólvora, o relógio mecânico, o astrolábio, o garfo, as roupas de baixo, aperfeiçoaram os mapas e caravelas, a anestesia... tudo isso com a pressão da igreja em cima dos cientistas, não deixavam dissecar cadáveres para estudar anatomia. Ainda por cima, quando alguns perceberam que isso não estava certo, foram protestar (por ex, Lutero, em 1517, pregando suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg) deram de cara com o Papa e todo seu pessoal, sendo até excomungado por uma burla papal...
Antes de continar, não quero que com este texto alguém julgue a Igreja, mas sim, que conheçam um pouco de seu passado. Os livros estão aí, com suas referências e fontes originais. Não há o que contextar, apenas o que se aprender, e, como já disse (ou melhor, escrevi), quanto mais se aprofunda, menos se gosta...
Voltando e fechando o assunto, este protesto que alguns "iluminados" tentaram, ficou conhecido como a Reforma, mas logo em seguida a Igreja bateu de frente com sua "Contra-Reforma", tentando de qualquer maneira deter a perda de fiéis para as novas religiões que estavam surgindo. De qualquer forma, essas reformas abalaram (e muito) os pilares da igreja, tirando (e limitando) seu poder e influência nos reinados. Boa parte do dízimo parou de ser entregue aos Papas e suas terras foram tomadas pelo Estado.
De lá para cá, seu "poder" foi diminuindo até chegar ao ponto onde conhecemos (a Igreja atual) e nascemos conhecendo.
Este é seu passado (hiper, mega, ultra) resumido. Apenas uma pequena fração de sua ruindade cometida no passado está escrito aí em cima. É um divisor de águas, se quiser conhecer mais existem inúmeros bons autores que tratam o tema de maneira ímpar (mas não vale a pena pegar material da internet para isso... os livros ainda são mais seguros)
Abraço a todos e um ótimo 2008!
Wil - jauradical

(dados da foto: Olympus D595 6mm F2.8 1/250 ISO50)

Nenhum comentário: