terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ar Condicionado Natural

Eis aí um exemplo de um Ar Condicionado Natural, com controle de humidade, temperatura, purificador de ar, abrigo de diversas espécies (inclusive endêmicas - que só existem naquele lugar específico) e além de não custar nada (absolutamente NADA!) não dá gastos.
Desmatamento e Poluição são duas palavras que ouço desde que nasci (e nem faz tanto tempo assim - 1980). Lembro de ouvir isso na escolinha, da professora desenhando na lousa um rio, a água evaporando, condensando em nuvens, e depois chovendo... Lembro mais tarde (já no colégio) de outra professora fazendo o mesmo desenho, mas já acrescentando a poluição no meio, e a chuva ácida descendo. Mais tarde ainda, outra professora acrescentando o assoreamento dos rios, as enchentes provocadas por lixo entupindo passagens de água e pouco espaço para a chuva da rua "entrar" na terra, e, junto com isso, lembro dessa professora tentando explicar o efeito estufa (para quem não sabe, a camada de ozônio deveria servir como um protetor solar para o nosso planeta, mas com os buracos provocados pelo homem os raios do sol passam direto, rebatendo dentro dessa camada, fazendo um efeito parecido com uma estufa) para completar o quadro.
Tenho muito medo do que meus filhos verão na escola. Tenho muito medo, de verdade.
Ensinavam para nós (eu pelo menos aprendi assim) que a amazônia era o pulmão do mundo. Na verdade não é. Os oceanos são o pulmão do mundo. Mas, nossa floresta é um ponto de equilíbrio para o planeta. E pelo que parece as pessoas não dão tanta importância para isso e continuam o desmatamento acelerado, sem seguir nenhum quesito, sem estudo sobre o local, com tantas espécies sumindo do mapa, que talvez fossem a saída para várias doenças que ainda não temos como combater - como o câncer e o HIV.
Se a região desaparecer de vez (e não precisa muito para isso, pois, mesmo aparentando tão imponente e indestrutível a floresta amazônica é muito frágil) a desertificação do local será destruidora para a terra. Um desequilíbrio ambiental sem igual (e sem controle a curto e médio prazo) irá acontecer e será tarde demais para os "cortadores de árvores" se arrependerem (isso é, se eles se arrependerem...pois eles devem estar longe de lá, bebendo água de côco geladinha); e enquanto isso, rios secando, peixes morrendo, animais morrendo de fome, e pessoas sendo obrigadas a migrar para sobreviver.
Nosso planeta vive em equilíbrio. É como um ser vivo: integral. Tudo depende de tudo. Desde a vida de uma célula -equilibrando nutrientes; a circulação sanguínea e todos nossos sistemas (linfático, digestivo, respiratório, entre outros); a cadeia alimentar (quando sobe a quantidade de moscas, a quantidade de aranhas sobe também; e quando as aranhas comem muitas moscas, a quantidade de moscas caem, e quando somem as moscas as aranhas passam fome e morrem; morrendo as aranhas as moscas se reproduzem e começa tudo novamente); uma região que é devastada por uma nevasca e depois florescem neste local plantas incríveis (até mesmo nosso serrado que depois de uma queimada violenta as flores reaparecem lindas e cheias de vida). Tudo, (TUDO mesmo) no nosso planeta vive em harmonia e equilíbrio (salve Sara). Aí, vem o Ser Humano (Nós. Homo-sapiens-sapiens - mas não tão sabidos assim) e tiramos tudo do equilíbrio. Depois, vem a "mãe natureza" cobrar nosso estrago, inundando regiões, deixando muitos passando fome, castigando lugares com a seca e o calor, mostrando que ela é quem manda e se não fizermos algo logo seremos extintos por ela (não se assuste, é isso mesmo!), que está apenas tentando por as coisas no devido lugar, em equilíbrio. Como tudo deve ser.
Concluindo:
Acredito que já passamos da hora de colocar a mão na consciência e rever o que fizemos com nossa casa (entenda nosso planeta). Vivemos aqui e é aqui que viveremos. É aqui que nossos filhos, netos e bisnetos viverão. Não podemos ligar o carro dentro da sala, jogar o lixo na pia da cozinha. Não podemos fazer o que bem entendemos. Como somos animais "racionais", está na hora de colocarmos a mão na massa, reciclar tudo o que é possível (ou mais ainda), parar com esse consumo exagerado (e consequentemente essa produção exagerada de lixo). Procurar produtos que não agridam o meio ambiente na sua produção será primordial daqui para a frente. Hoje deve começar uma nova era. A Era do Respeito com a Natureza.
Quer saúde, qualidade de vida, ar puro e água potável? Ajude a natureza a "reentrar" no eixo.
A NATUREZA precisa do equilíbrio. VOCÊ precisa desse equilíbrio. Pense nisso!
Abraço a todos
Wil - jauradical


(Dados da foto: olympus D595 6mm F4 1/200 ISO50)

Nenhum comentário: