quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pilotos e Motoristas

Esta foto foi registrada durante apresentação do Grupo Força e Ação (Honda) aqui na cidade de Jaú.
Este é o tema que quero tratar aqui nesta postagem: o trânsito da nossa cidade.
Não adianta torcer o nariz, nem mesmo mudar de página. Esta é uma realidade que está longe de mudar.
Nossos motoristas sabem sim como dirigir um carro ou uma moto. Sabem sim as leis de trânsito. Sabem como sair das mais diversas situações do trânsito. Temos motoristas que dirigem tão bem que deveriam ganhar prêmios de "Os Melhores do Ano". Porém, a maioria (e quando digo a maioria é a esmagadora maioria mesmo!) dos que entram em um carro ou moto em Jaú pensa que está sozinho na cidade. Pensam que são os donos do pedaço. Aprendem tudo certinho na auto escola (o uso da seta, do cinto de segurança, das leis de trânsito, entre outros), mas, quando chegam às ruas, na hora de por a mão na massa, esquecem de tudo! Mudam de faixa sem utilizar a seta. Não usam a seta para virar em uma esquina. Não usam a seta nem para sinalizar que vão entrar ou sair de um estacionamento!!!! Ou seja, quando você vier para Jaú, traga uma bola de cristal para adivinhar o que o motorista pretende fazer. Acredito que em Jaú as concecionárias de veículos deveriam vender a seta como "opcional" (já pensou que legal? O vendedor vem até um jauense e oferece um pacote "bem, nós temos este carro modelo novo com ar condicionado, vidros e travas elétricas, protetor de carter e seta." aí o jauense responde "Ah, vê sem seta mesmo, porque isso eu não uso para nada").
Já reparou em Brasília-DF? Se um pedestre na calçada olha para a faixa de pedestre numa rua movimentada, todos (eu disse TODOS) os carros param antes da faixa para o pedestre atravessar. Ele (o pedestre) não precisa ficar pisando na faixa, pedindo "por favor, parem para que eu possa atravessar"! Os motoristas de lá sabem que devem "dirigir como um todo", com muitos e muitos carros na rua ao mesmo tempo interagindo entre sí, e não "como um só" como acontece aqui em Jaú. Já aqui na nossa cidade, se você ameaçar parar o carro ou moto antes da faixa para deixar um pedestre atravessar, você será (com certeza absoluta) acertado em cheio na traseira por outro veículo desatento. Nossos excelentes motoristas pensam que estão sozinhos na rua. Não ligam se estão próximos demais do carro da frente, não olham para o motorista do outro carro para ver se ele vai virar ou não; não se preocupam em ligar a seta (do lado certo!) para avisar quem vem atrás (ou dos lados ou da frente) que ele quer virar para certa direção, ou para estacionar ou para mudar de faixa.
Nossos motoristas andam sem o cinto de segurança (Meu Deus! O cinto é para salvar sua vida, não para te matar!) por todos os lados, inclusive no centro! Mesmo que você não bata o carro, não atropele ninguem, não perca o controle do seu carro, outras pessoas podem sim cortar um sinal vermelho e atingir a lateral do seu carro e vc pode sim vir a capotar. E quem estará dentro do carro chacoalhando feito um brinquedo? VOCÊ! Como dizem: "se não mata aleja!". Depois ainda dizem que "já ouviram falar" que o cinto mata mais do que salva. Isso é mentira! Estatísticas provam o contrário! 40 mil pessoas morrem em acidentes por ano em todo o Brasil. Quantos morreram por causa do cinto? Me dê oito casos (oito em quarenta mil é bem pequeno, ... eu não conheço nenhum!).
Ainda tem outro "tipinho típico" por aqui: os "alinhados". Algumas ruas daqui são mais largas e retiraram o estacionamento do lado direito (e tendo o lado esquerdo da rua somente para estacionamento). Com essa "folga" do lado direito, e o espaço para transitar ampliado, algumas ruas principais foram "tracejadas" e divididas em duas vias: a da esquerda (mais rápida, para quem vai ultrapassar) e a da direita (mais lenta, para o tráfego normal). Foi uma tacada acertada pelas nossas "autoridades" de trânsito! Parabéns de verdade! Pena que eles esqueceram de um pequeno detalhe: estamos em Jaú. E nossos exímios motoristas não sabem que a rua está "dividida em duas" dando-lhes a escolha de transitarem do lado direito ou esquerdo, conforme sua necessidade. E, nossos motoristas exemplares do tipo "alinhados" andam exatamente no meio da faixa, alinhando o carro com a linha tracejada, ocupando os dois lados da rua, impedindo qualquer tipo de ultrapassagem.
Agora, imagine isso em horário de pico. Os semáforos (nossa linda "onda verde") que vão abrindo um por um, os motoristas que demoram para arrancar com o carro quando "abre o verde", os alinhados ocupando as duas vias, os que não usam seta nem cinto, os motoqueiros que andam com a viseira aberta (claro que tem que andar com a viseira fechada! Se entra um "corpo estranho" nos seus olhos você corre o risco de atropelar alguém!!!!!!!!! Se não consegue andar com a viseira fechada procura um psicólogo para sanar seu problema!) e ultrapassam pela direita (porque os motoristas de carro daqui também não sabem andar do lado direito da rua - que é o lado certo para andar devagar), tudo isso misturado e acontecendo ao mesmo tempo.
E o pior de tudo é escutar as "autoridades" de trânsito dizer que está tudo bom, tudo ótimo. Mudam o que não precisa mexer e parecem não enxergar o que precisa mudar!
Aí voltamos naquela discussão sobre diferenças sociais "de quem é a culpa? do governo ou do povo?" Volto a dizer que é do governo. Por pura impunidade os infratores voltam a cometer as mesmas imperícias (entenda barbeiragem), e (o pior de tudo!) ainda ensinam tudo errado para seus filhos, que usam os pais (barbeiros das vias públicas) como exemplo.

Abraço a todos
Wil - jauradical

(dados da foto: Olympus D595 6mm F4.6 1/500 ISO100)

Um comentário:

Gisele disse...

kkkkkkkkkk Essa foi ótima. Por um breve momento pensei que você estivesse falando de Birigui... rs rs rs... fala a verdade: você veio pra cá pra se inspirar, não é? rs
É Wil, essa realidade não é um "privilégio" de Jaú, não. Cada dia mais as pessoas estão perdendo o respeito no trânsito. E o pior, a herança está sendo deixada para os filhos que ainda conseguem piorar o que já está ruim.
Outro dia, uma professora amiga minha, que leciona em uma escola particular, recebeu um pai indignado,com raiva e disposto a ir reclamar dela para a direção da escola. Sabe por que? Porque ela estava ensinando o filho dele que não se deve passar no sinal vermelho e toda vez que o pai passava, ouvia uma lição de moral do filho. O pai, como exemplo de um bom motorista, estava ouvindo tantas vezes o filho o repreender, que foi brigar com a professora. Pode? Agora me responda: onde isso vai parar? rs rs rs
Adorei o texto...
beijos